Como criar e utilizar da melhor forma QR Codes

O que é um QR Code?

Um QR Code ou Código QR (Quick Response Code), é um tipo de código de barras de duas dimensões que armazena informações em formato de matriz. Apesar de ter sido inventado no Japão em 1994, a sua utilização só se tornou popular anos depois e foi uma tecnologias que ganhou utilizadores sobretudo durante a COVID-19. As ferramentas associadas aos QR Codes também evoluíram, por exemplo, num iPhone era necessário ter uma App de leitura de QR Codes e atualmente essa funcionalidade já se encontra incorporada nas versões mais recentes do iOS.

Que informações um QR Code pode apresentar?

Os pontinhos num QR Code representam informações e esta pode ser de vários tipos, por exemplo: Texto, endereço de e-mail, VCard, rede WIFI, ficheiro PDF, imagem, URL, etc. Sendo que podem apresentar uma URL ou morada para uma página de Internet expande ainda mais as possibilidades de informações que podem sempre apresentadas.
A larga maioria dos QR Codes apresentam URL, dessa forma não têm limite de informação por outro lado para acedermos a essa informação necessitamos de uma conexão à Internet para abrir o destino da URL.

Como criar um QR Code?

Existem várias formas de criar um QR Code, vamos apresentar aqui algumas das formas para criar QR Codes através de ferramentas online de forma fácil e gratuita, algumas das opções mais populares são:

  1. QR Code Generator (https://www.qr-code-generator.com/): Simples web tool onde pode gerar QR Codes rapidamente, com opções para diferentes tipos de dados, tamanhos e formatos.
  2. QRStuff (https://www.qrstuff.com/): Oferece uma ampla variedade de opções para personalizar QR Codes, incluindo escolha de cores e inserção de logotipo.
  3. QRickit (https://qrickit.com/): Permite gerar QR Codes personalizados com ícones e cores à sua escolha.
  4. GoQR.me (https://goqr.me/): Web tool simples para gerar QR Codes com várias opções de tamanho e formato.

Boas Práticas na Utilização de QR Codes

Além das boas práticas mais simples:

  1. Destino relevante: Certifique-se de que o QR Code apresenta um destino relevante e útil. Como um site informativo, um formulário de contacto, um vídeo explicativo, etc.
  2. Instruções Claras: Forneça instruções claras ao usuário sobre o que esperar após a leitura do QR Code. Isso ajuda a aumentar a confiança.
  3. Tamanho Adequado: Certifique-se de que o QR Code tem um tamanho adequado para ser lido facilmente, por exemplo, se estiver num outdoor provavelmente será lido a maiores distâncias e por isso, deverá ser maior. Se for apresentado em ecrãs digitais tenha em atenção se os ecrãs terão resolução suficiente para apresentar todos os pontos do QR Code de forma nítida.
  4. Teste Antes de Usar: Sempre teste antes de divulgar e se possível teste em diferentes dispositivos e aplicações de leitura para garantir que ele funciona corretamente conforme o esperado.
  5. Evite Redundância: Evite usar QR Codes para redirecionar os usuários para informações que já estão facilmente disponíveis de outra forma. Eles devem oferecer um valor adicional. Ainda é comum por muitos só lerem um QR Code se existir algum benefício.
  6. Use com cuidado as personalizações: Quanto mais diferente do seu formato e cores habituais, menos utilizadores o podem identificar como QR Code, além disso, os sistemas de leitura estão preparados para um formato com cores no seu máximo contrate, utilizar outras cores ou ícones podem dificultar a leitura.

Técnicas avançadas e sugestões na utilização de QR Codes

A larga maioria dos QR Codes estão em formato físico e apresentam uma URL/link, por vezes não é fácil mudar o QR Code depois de impresso, desta forma a nossa recomendação é utilizar quando possível uma URL que pode atualizar o seu destino. Imagine que pretende que um QR Code apresente um formulário de contacto, em vez de gerar o mesmo com a URL omeuwebsite.com/pagina-de-contactos, pode no QR Code colocar a URL omeuwebsite.com/qrcode e redirecionar para o formulário, assim no futuro se passar a ter uma plataforma de gestão de clientes (CRM), se o seu site passar a ter outra URL para a página de contactos, ou se pretender utilizar por exemplo um formulário da Google, conseguirá sem alterar o QR Code mudar o destino do mesmo atualizando apenas o redirecionamento de omeuwebsite.com/qrcode para o destino desejado.

Use URLs shorteners, isto é, URLs curtas. Como mencionado anteriormente neste artigo devemos criar condições para que o QR Code seja lido sem dificuldades, se colocar uma URL extensa no QR Code ele vai ficar com muitos pontos podendo tornar-se de difícil leitura para câmaras de baixa resoluções, para impressões de pouca qualidade ou em ecrãs de baixa resolução. Existem web tools para este efeito caso o seu website não tenha esta funcionalidade.

Envie informações para o destino sobre o QR Code que foi utilizado. Nos parágrafos anteriores falámos de redirecionamentos de URL e de QR Codes que apesar de apresentarem uma URL, o leitor é reencaminhado para outra. Desta forma ou usando parâmetros na URL podemos saber que QR Code foi lido. Imagine que tem um formulário de angariação de clientes e vários QR Codes divulgados de várias formas para o mesmo destino, se tiver um QR Code num outdoor pode ter a short URL /qr-code-outdoor/ para que no sistema de analytics (registo de visitas) do seu site saiba de onde os visitantes estão a chegar. Se usar o Google Analytics poderá ter no final da URL um conjunto de parâmetros para que fique registado de onde o visitante veio/que QR Code foi lido, exemplo: omeuwebsite.com/formulario?utm_source=qrcode&utm_medium=brochura&utm_campaign=verao2023

Se necessitar de apoio a implementar um sistema com este tipo de funcionalidades entre em contacto connosco.

A evolução dos QR Codes continua à medida que novas aplicações são desenvolvidas e novas tecnologias são integradas.

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